CURIOSIDADES
EM OUTROS LUGARES ESTA BRINCADEIRA É
CONHECIDA POR OUTROS NOMES
J EM PORTUGAL É CONHECIDO POR JOGO DA MACACA
J EM MOÇAMBIQUE CHAMA-SE AVIÃO OU NECA.
J NO RIO DE JANEIRO ACADEMIA OU CADEMIA E MARELINHA.
J EM MINAS GERAIS É CONHECIDO COMO "PULAR
MARÉ", NÃO "JOGAR MARÉ".
J NO RIO
GRANDE DO SUL É SAPATA.
J NA ESPANHA A BRINCADEIRA É CHAMADA: CUADRILLO, INFERNÁCULO
J NO CHILE É O LUCHE.
J NO PERU É A RAYUELA.
J NA COLÔMBIA É CHAMADA COROZA OU GOLOSA.
J NOS ESTADOS UNIDOS E NA INGLATERRA É HOPSCOTCH.
VAMOS BRINCAR?
REGRAS DO JOGO
O JOGO CONSISTE EM PULAR SOBRE UM DESENHO
RISCADO COM GIZ NO CHÃO, QUE TAMBÉM PODE TER INÚMERAS
VARIAÇÕES. EM UMA DELAS, EXEMPLIFICADA NA FIGURA AO LADO, O DESENHO APRESENTA QUADRADOS OU RETÂNGULOS NUMERADOS DE 1 A 10 E NO TOPO O CÉU, EM FORMATO OVAL.
TIRA-SE NA SORTE QUEM VAI COMEÇAR. CADA JOGADOR, ENTÃO,
JOGA UMA PEDRINHA, INICIALMENTE NA
CASA DE NÚMERO 1, DEVENDO ACERTÁ-LA EM SEUS LIMITES. EM SEGUIDA PULA EM UM PÉ SÓ NAS CASAS ISOLADAS E COM OS DOIS
PÉS NAS CASAS DUPLAS, EVITANDO A QUE CONTÉM A PEDRINHA.
CHEGANDO AO
CÉU, PISA COM OS DOIS PÉS E RETORNA PULANDO DA MESMA FORMA ATÉ AS CASAS 2-3, DE
ONDE O JOGADOR PRECISA APANHAR A PEDRINHA DO CHÃO, SEM PERDER O EQUILÍBRIO, E
PULAR DE VOLTA AO PONTO DE PARTIDA. NÃO COMETENDO ERROS, JOGA A PEDRINHA NA
CASA 2 E SUCESSIVAS, REPETINDO TODO PROCESSO.
SE PERDER O
EQUILÍBRIO, COLOCANDO A MÃO NO CHÃO OU PISANDO FORA DOS LIMITES DAS CASAS, O
JOGADOR PASSA A VEZ PARA O PRÓXIMO, RETORNANDO A JOGAR DO PONTO EM QUE ERROU AO
CHEGAR A SUA VEZ NOVAMENTE.
GANHA O JOGO
QUEM PRIMEIRO ALCANÇAR O CÉU.
eu gosto de pular a marelinha
ResponderExcluirass: igor ribeiro angelo